Blog da Lizi

Criei este blog, como ferramenta a mais para utilizar neste curso. Estou aprendendo muitas coisas e vou aprender ainda mais para melhorar meu blog.Ao visitar-me deixe o seu comentário!

Wednesday, December 27, 2006

ECS 12

Auto-avaliação
Lembro-me bem do primeiro texto que li desta interdisciplina: O conto da Ilha desconhecida. (José Saramago).
Está leitura (atividade1) me auxiliou muito, principalmente no início do curso, pois serviu-me como uma “referencia” em que eu me apoiava sempre que surgiam dúvidas, “medo do desconhecido” ou angustias. Sua mensagem é muito importante na vida de cada um de nós:
“Não devemos ter medo de ousar, de enfrentar o desconhecido”
E para mim tudo no início era “desconhecido”, muito difícil. Eu não sabia como usar meu blog,nem se quer ler um e-mail ou digitar, um texto sozinha.
A atividade 2 (visita em 8 sites e blogs ) , foi um trabalho muito válido, já que além de proporcionar a pesquisa de diversos assuntos, possibilitou-me ainda entender melhor a utilização dos blogs na educação.
Estudamos e pesquisamos vários como: Marx, Weber, Durkhein. Tentando sempre trazer suas afirmações para nossa realidade, relacionando teoria e prática.
Acho que foi muito válido também minha participação nos fóruns, pois além de expor minhas dúvidas e conhecimento, pude também trocar relatos, experiências e saberes com meus colegas.
Gostei muito de todas as atividades, embora que os trabalhos em grupo não tenham sido muito interessantes para mim, pois é difícil para nos encontrarmos, seja presencialmente ou moram longe e não tem computador em casa.
Entretanto a troca de idéias em um trabalho em grupo sempre muito enriquecedora.
Outra atividade que realizei com muita satisfação, foi ler o livro: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. No primeiro momento pensei ser um pouco estressante e cansativo, já que eu estava com os demais colegas com muitas leituras para realizar em outras interdisciplina. Mas como eu sou “fã” de Paulo Freire, a leitura tornou-se prazerosa.
Participar da wikistória foi um pouco difícil, tentei várias vezes até conseguir,já que meus conhecimentos são poucos em relação a instrumentos tecnológicos e cada vez que eu vinha ao pólo já havia algum colega participando dela.
A reflexão sobre políticas educacionais no Brasil que fiz recentemente em meu blog, possibilitou-me entender melhor o sistema educacional brasileiro e o que está sendo feito em prol de educação em nosso país.
Enfim foi “trilhando esses caminhos desconhecidos” que cheguei até aqui. Embora ainda encontre algumas dificuldades (principalmente que diz respeito a instrumentos tecnológicos) estou muito feliz a meu crescimento e vou continuar me esforçando para melhorar um pouquinho mais.
Quero agradecer e parabenizar todos os professores da Escola Cultura e Sociedade, em especial a professora Mara Níbia que me auxiliou “mais de perto”na realização de todas as atividades.
Desejo a todos um ano novo cheio de grandes conquistas e muuuuuita saúde!
Um abraço
LIZI.

1 Comments:

At 6:50 AM, Blogger Patricia Barbosa de Freitas said...

Lizi;
Parabéns pelas conquistas desse semestre.
Boas férias!
BJS Pati

 

Post a Comment

<< Home